quinta-feira, 3 de julho de 2014

Curiosidades do Papa Francisco

  • No livro ”O Jesuita”, conto de quando eu tinha uma namorada aos 17 anos. E menciono isso também em O céu e a Terra, o volume que escrevi com Abrahan Skorka. No seminário uma jovem fez-me perder a cabeça por uma semana. Eram coisas de jovens. Falei com o meu confessor (o Papa dá um grande sorriso).
 
    papa-francisco
  • O último filme que vi foi La vita è bella, de Benigni. E antes tinha visto La strada de Fellini.
 
  • Nunca partilhei a ideologia marxista, porque não é verdadeira, mas conheci tantas pessoas honestas que professavam o marxismo.
 
  • Uma senhora viúva, de oitenta anos, que tinha perdido o filho, escreveu-me. E agora telefono-lhe uma vez por mês. Ela fica feliz. Eu comporto me como sacerdote. Gosto disto.
 
  • Gosto de estar no meio das pessoas, com quem sofre, ir às paróquias. Não gosto de interpretações ideológicas, de uma certa mitologia do Papa Francisco. Como por exemplo, quando se diz que ele saiu de noite do Vaticano para ir dar de comer aos desabrigados na via Ottaviano. Nunca me veio à mente. Sigmund Freud dizia, se não erro, que em cada idealização há uma agressão. Pintar o Papa como uma espécie de super-homem, uma espécie de celebridade, parece-me ofensivo. O Papa é um homem que ri, chora, dorme tranquilo e tem amigos com todos. Uma pessoa normal.
 
  • Na realidade eu não tenho saudades (da Argentina). Gostaria de ir visitar a minha irmã, que está doente, a última de nós cinco. Gostaria de a ver, mas isto não justifica uma viagem à Argentina:telefono-lhe e isto é suficiente. Não penso de ir antes de 2016. porque na América Latina já estive no Rio. Agora tenho que ir à Terra Santa, à Ásia e depois à África.
 
  • Os confrontos fraternos e abertos (entre as pessoas da Igreja, como cardeais e teólogos) fazem crescer o pensamento teológico e pastoral. Não tenho receio disso, aliás, é o que procuro.
 
  • (Estou lendo) Pietro e Maddalena de Damiano Marzotto sobre a dimensão feminina da Igreja. Um Livro muito bonito.
 
Fontes: Trechos da entrevista do Papa Francisco ao jornal italiano Corriere della ser / L’Osservatore Romano, n. 2304/8-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário