sexta-feira, 20 de junho de 2014

“O alimento que nos sacia é só aquele que nos dá o Senhor” – o Papa na Missa da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo

No final da tarde desta quinta-feira, 19 de junho, o Papa Francisco presidiu à Missa da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, na Basílica Papal de S. João de Latrão, em Roma.
"O Senhor, teu Deus, (...) alimentou-te com o maná, que tu não conhecias" – disse o Papa Francisco no início da sua homilia citando uma passagem do Livro do Deuteronómio.
"Estas palavras de Moisés fazem referência à história de Israel, que Deus fez sair do Egito, da condição de escravidão, e por quarenta anos guiou-o no deserto para a terra prometida.” – afirmou o Santo Padre que declarou ainda que Moisés convida a voltar ao essencial, à experiência de total dependência de Deus, quando a sobrevivência foi colocada nas suas mãos, para que o homem compreenda que "não vive somente de pão, mas de tudo aquilo que vem da boca do Senhor".
“O convite é aquele de regressar ao essencial, à experiência da total dependência de Deus, quando a sobrevivência era confiada na sua mão, para que o homem compreendesse que não vive apenas do pão, mas… de quanto sai da boca do Senhor.”
Além da fome física o ser humano tem uma fome que não pode ser saciada com os alimentos normais de todos os dias: é a fome de vida, de amor e de eternidade. Jesus dá-nos esse alimento – afirmou o Papa Francisco – o seu Corpo é o verdadeiro alimento sob a espécie de pão e o seu Sangue é a verdadeira bebida sob a espécie do vinho. Este é o alimento que dá a “vida eterna” porque a sua “substância” é “o Amor”:
“Viver a experiência da fé significa deixar-se nutrir do Senhor e construir a própria existência não sob os bens materiais, mas sob a realidade que não termina: os dons de Deus, a sua Palavra e o seu Corpo.”
Mas existem outros alimentos – continuou o Santo Padre – que aparentemente nos satisfazem mais nutrindo-nos com o dinheiro, a vaidade, o poder e o orgulho. Mas, o alimento que nos nutre verdadeiramente e que nos sacia é apenas aquele que nos dá o Senhor – afirmou o Papa Francisco:
“Mas o alimento que nos nutre verdadeiramente e que nos sacia é apenas aquele que nos dá o Senhor! O alimento que nos oferece o Senhor é diferente dos outros e talvez não nos pareça tão gostoso como certas comidas que nos oferece o mundo. Então sonhamos outras refeições, como os hebreus no deserto, os quais tinham saudades da carne e das cebolas que comiam no Egito, mas esqueciam que aquelas refeições comiam-nas à mesa da escravidão.”
Naqueles momentos – sublinhou o Santo Padre – o povo de Deus tinha uma “memória doente” e exorta-nos a questionarmo-nos onde queremos comer: na mesa do Senhor ou na escravidão?
Chamando a atenção para a procissão com o Santíssimo Sacramento que se seguiu à Missa, o Papa Francisco afirmou que a Hóstia consagrada é o nosso maná mediante o qual o Senhor nos dá a si próprio:
“A Ele nos dirigimos com confiança: Jesus, defende-nos das tentações da comida mundana que nos torna escravos: é alimento envenenado; purifica a nossa memória, para que não fique prisioneira na seletividade egoísta e mundana, mas seja memória viva da sua presença ao longo da historia do seu povo, memória que se faz memorial do seu gesto de amor redentor.”
Fonte Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário